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terça-feira, 24 de agosto de 2010

ADAPTAÇÃO NA ESCOLA
O primeiro passo para a vida escolar é a escolha da instituição, os responsáveis devem procurar referências da escola e conhecê-la por interiro junto a criança, desde seu método pedagógico utilizado, ambientes e profissionais. Além disso, os pais devem sempre perguntar para a criança o que ela achou da instituição, explicando o que ela irá conhecer novas crianças, irá brincar, pintar, aprender coisas novas,pois assim a criança sente confiança na sua ida para a escola e a sua adpatação se torna mais rápida e eficaz.
O processo de adaptação é importante na vida da criança, da família e da instituição.Para a Criança e sua família é uma nova experiência com segurança e confiança na vinda para a escola.
Uma convivência que ocorre de forma gradativa, afetiva, agradável e efetiva é fundamental para o sucesso deste primeiro momento.
Este período é marcado por conhecimentos mútuos, acolhida, respeito às individualidades, limites, angústias, expectativas, confiança, enfim, é o momento em que a criança se insere na comunidade escolares e com isso muitas transformações e rupturas acontecem.
A escolha da família pela escola confirma que é o lugar ideal para receber, apoiar, desenvolver e capacitar plenamente todas as habilidades da criança. As creches- escolas dispõem de profissionais competentes, qualificados e treinados, ambientes apropriados para estimulação, brinquedos, atividades interessantes e que favoreçam a integração e interação social.
É comum que a família crie expectativas e dúvidas em relação a esta nova etapa, contudo é fundamental que a segurança parta dos responsáveis, para que assim a criança também adquira confiança na nova escola.
Cada criança tem uma maneira peculiar de expressar seus sentimentos,e tem seu tempo e a família e escola devem estar sempre atentas e preparadas para identificar e trabalhar da melhor maneira possível as diferentes formas de reação por parte das crianças:
Umas apresentam poucas reações de insegurança e mostram-se relativamente bem ao novo ambiente, desde os primeiros dias.
Algumas podem ficar de início bem retraídas, chorando e mantendo-se mais ligadas ao acompanhante, aparentando desinteresse pelo que se passa a sua volta. Com o passar dos dias e a atenção do profissional conseguem ficar mais relaxadas e tranquilas.
E ainda há outras que, de início, mostram-se alegres e aparentemente tranquilas e depois de algum tempo apresentam reações de insegurança, choro e recusa para vir à creche.

Algumas alterações comportamentais podem ser observadas, dentre elas destacamos:
Com freqüência, mesmo passando bem todo o período, brincando e se relacionando bem com os adultos, as crianças costumam chorar nos momentos de separação e reencontro com os pais.
Podem, também, ficar mais exigentes da presença dos pais, acordar à noite ou mostrar alterações em seu apetite. Estas reações são passageiras e a família é fundamental para ajudar a criança a superá-las com tranquilidade.
No primeiro momento, a criança estabelece um laço afetivo com o adulto – educadora ou auxiliar, o que permite que se sinta mais a vontade e confiante para, então, no segundo momento, explorar o espaço da creche-escola e poder participar com alegria das rotinas e atividades. É somente no terceiro momento que ela procura relacionar-se com os colegas, criando as bases para as amizades futuras.
Passando o período da adaptação, a escola torna-se, para a criança, um lugar de prazer, descobertas e desenvolvimento, em harmonia com o outro e o mundo.
Algumas orientações para facilitar o período de adaptação, que devem ser respeitadas e concretizadas:
É IMPORTANTE Apenas um responsável com total disponibilidade para acompanhar a criança durante todo o processo, evitando possíveis trocas de responsáveis.
Atender às solicitações do profissional responsável, permanecendo junto ou afastando-se da criança, mas tendo o cuidado de despedir-se dela, sempre. Não “desaparecer” sem avisar que vai sair, mesmo se a criança chorar. Evitar despedidas prolongadas que provoquem insegurança.
Delegar, aos profissionais da instituição, as necessidades e solicitações da criança como, por exemplo: trocar fraldas, levar ao banheiro, oferecer água e etc.
Respeitar os horários de entrada e saída previamente combinados.
Esclarecer dúvidas com a educadora e a coordenadora.

Para que a família possa se organizar, é importante seguir o cronograma estipulado pela escola, eu sugiro como o descrito abaixo (podendo eventualmente ser alterado de acordo com a evolução na adaptação da criança)
1º dia – 1h e 30m Acompanhante e criança juntos com a professora e com a turma, durante todo o tempo.
2º dia – 1h e 30m 1h – acompanhante e criança juntos com a professora e com a turma.
30 minutos – acompanhante se despede e a criança fica sob responsabilidade da professora ou auxiliar, com a turma.
3º dia – 2 horas De 45 minutos à 1h, acompanhante junto da criança com a turma e a professora.
O restante do tempo, a criança permanece sob a responsabilidade da professora ou auxiliar, com a turma. A introdução da refeição ( no caso de creches ou de integal) é avaliada pela equipe técnica de acordo o processo evolutivo de cada criança.
4º dia – 03 horas 30 minutos com o acompanhante, a professora e a turma e o restante do tempo somente com a professora, ou auxiliar e a turma.
O restante do tempo a criança permanece sob responsabilidade da professora ou auxiliar, com a turma.
5º dia – 04 horas ou mais Criança sem acompanhante, somente com a professora, auxiliar e a turma.
Este horário constitui-se numa rotina básica, mas o fundamental é respeitar-mos o ritmo de cada criança.

Lembramos que o processo de adaptação não se conclui em apenas uma semana, mas consideramos essencial apenas este período para que o adulto acompanhe a criança na nova rotina dela, pois a separação é uma etapa que também precisa ser vivenciada e trabalhada durante este período.
Mantenha sempre contato com a Coordenadora Pedagógica ou Psicóloga da escola para esclarecer qualquer dúvida, e obter detalhes do desenvolvimento da criança.

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